Você praticava exercícios físicos e em algum momento parou. Agora, quer voltar a ativa? Antes de se rematricular em uma academia, procurar um personal trainer ou decidir fazer algum esporte, tenha em mente algumas dicas que vão lhe ajudar a retomar às atividades físicas com segurança e certa de que não vai mais parar. A primeira delas é óbvia; faça uma boa avaliação física. Não é apenas um pré-requisito para sua segurança, mas a melhor maneira de descobrir os limites do seu corpo e o tipo de treino ideal para o seu momento. Só assim é possível determinar a sua porcentagem de gordura corporal, ter uma ideia de onde está e onde quer chegar.
2 – Não seja ansiosa ao começar
Para retomar as atividades e reativar o seu corpo, você primeiramente precisa recondicioná-lo. Objetivos como emagrecimento e ganho de tônus muscular devem ser objetivos secundários nesse início. Se você não respeitar o seu corpo nesse recomeço, você poderá sobrecarregar os músculos e articulações. E sabe o que vai acontecer? Você pode se lesionar e voltar a ficar parada.
3 – Recomece com atividades de baixo impacto
Ainda sobre os riscos de adquirir uma lesão quando o corpo não está plenamente preparado, se você o reativar já com exercícios de alto impacto, suas chances serão muito maiores de se lesionar. Para se entender melhor, saiba que em uma caminhada, cerca de 20% do peso do corpo se concentra nas articulações. Em uma corrida, esse percentual dobra.
4 – Escolha bem a atividade que irá fazer
Você parou para pensar por que deixou de praticar exercícios físicos? Muitos respondem que foi pela falta de tempo. Porém, muitas vezes isso se dá pela desmotivação e falta de prazer na sua realização. Por isso, escolha uma atividade que lhe dê satisfação. Isso fará diferença lá na frente em você manter constância nos seus treinos.
4 – Reconheça os limites do seu corpo
Adquirir condicionamento físico não é de um dia para o outro. Antes de mais nada, pense sempre na segurança que você está dando ao seu corpo na prática dos exercícios. Preste atenção nas cargas, intensidade, duração e, principalmente, atente-se para as posturas corretas na execução de cada exercício.
4 – Inclua alongamentos e aquecimento
Não queira já chegar na academia pegando peso. Lembre de respeitar o seu corpo. Inicie com um aquecimento que é de suma importância para avisar os seus músculos, articulações e sistema cardiorrespiratório que é hora de começar. Os alongamentos têm um grande papel nesse processo também. Por isso, adote alongamentos ativos durante o aquecimento e reserve períodos para alongamentos estáticos do corpo.
É isso! Seja consciente em voltar a se exercitar!
Bom retorno!
Pink Fit Training © 2019 · Todos os Direitos Reservados